Curta nossa FanPage no Facebook
 
   
 
 
 

Metodologia da Pesquisa: método


Data: 10/03/2015
Fonte: Assessoria de Comunicação


 O que é um método?

A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim).

Ex: Você chega em casa, cansado do trabalho e decide ligar a televisão. Os passos dados até a tv e apertar o botão liga/desliga é o método que vc usou para ligar a tv. Ou ainda você decidiu ligar a tv através do botão liga/desliga do controle da tv também é um método a ser utilizado.

Já o método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Exemplo: Ao ligar a tv nada acontece. Imediatamente, começa a formular hipóteses que expliquem o porquê da tv não estar ligando. Então você começa a formular hipóteses:

Primeira hipótese: ela não está conectada à tomada. Você, então, observa o cabo de alimentação e vê que ele está em seu devido lugar. Assim, a primeira hipótese foi refutada.

Segunda hipótese: está faltando energia elétrica. Para testar sua nova proposição, você aperta o interruptor de luz ou tenta ligar algum aparelho elétrico. Você observa que não há problemas com a energia elétrica, e sua segunda hipótese também é refutada.

Você pode não ter descoberto o motivo da sua tv não estar funcionando, mas aplicou o método científico em uma situação do dia-a-dia bastante corriqueira.