Curta nossa FanPage no Facebook
 
   
 
 
 

Técnicas de Leitura


Data: 30/01/2015
Fonte: Assessoria de Comunicação


“Ler fornece conhecimento à mente. Pensar incorpora o que lemos - John Locke

A leitura amplia e sistematiza o pensamento, por isso é essencial para realização de uma pesquisa, pois assim você poderá articular interpretar melhor os dados que possui através de uma melhor compreensão do mundo.

Mas com tantos livros como escolher o melhor para sua pesquisa? Quais elementos eu devo observar para selecionar o livro?

Primeiramente a busca deve ocorrer através do titulo e do autor.Também deve ler a orelha ou a contracapa do livro onde descreve as credenciais do autor, sobre os trabalhos realizados por ele, o que tem produzido etc. 

O número de edições deve ser observado, pois através desta informação você poderá avaliar a relevância da obra. 

O sumário é outra parte do livro que deve ser vista porque lá você pode encontrar uma parte ou capitulo de seu interesse. Além disso, muitas vezes não é necessário ler todo o livro para realização da pesquisa. 

A apresentação ou prefácio e a bibliografia também são elementos necessários para escolha do melhor livro, pois somente através destas informações você pode saber a metodologia e as referências utilizadas pelo autor para produção da obra .

Perfeito! Agora você tem condições de selecionar livros de modo satisfatório, condizente com sua pesquisa.

Além destes elementos a serem observados em um livro, você deve ter objetivos na leitura. Segundo Eva Maria Lakatos alguns destes objetivos são a busca por: frases ou palavras chaves; da ideia geral do texto sem minúcias, ou ainda, caso você possua a visão ampla do texto, daquilo que lhe interessa; do significado especifico do conteúdo e para isso é necessário que leia e releia a obra. E por último busca da visão critica ou ponto de vista sobre o texto estudado.